- (21) 3933-1161
- (11) 2694-2399
Em primeiro lugar o Curso de SEP é obrigatório para todos os trabalhadores do setor de eletricidade que atua acima de 1000 Volts, tendo ele a validade de 2 Anos. No entanto se houver mudança de empresa, ou de função ou ter um acidente na empresa ele deverá ser feito novamente.
Nesse sentido o objetivo principal do curso de SEP é eliminar em até 100% o número de acidentes através de Procedimentos de Segurança do Trabalho e Medidas de Controle.
Logo o Público Alvo são os Trabalhadores que atuam no Setor de Serviços e Manutenção, sendo o curso dividido em dois módulos. Ou seja o treinamento Básico e o de SEP – Sistema Elétrico de Potência.
Primeiramente falaremos do Curso de SEP
Logo depois a Norma do Curso de SEP
Em seguida o Conteúdo o Conteúdo Programático do Curso de SEP
Bem como o Modelo o Modelo de Certificado do Curso de SEP
A seguir os EPI´S os EPI´S do Treinamento de Eletricidade
Logo depois as NR-S Faladas no curso de SEP
Bem como os Tipos de Serviços os Tipos de Serviços que Comentamos no Treinamento de SEP
Logo depois os riscos citados no curso de SEP
Bem como as doenças citadas as doenças citadas no treinamento de Segurança em instalações elétrica.
As NBR-S aplicadas ao curso de Eletricidade
Os Benefícios ao Fazer o Curso de SEP
Como os Trabalhos em Telhados influencia na vida do colaborador
O que o MEC fala do curso de SEP
Principais Questões a respeito do CREA – Conselho de Engenharia e Arquitetura
MTE – Ministério do Trabalho em Emprego
Casos de Acidentes em Trabalhos em Eletricidade.
Onde Fazer o Curso de SEP
Nossos Endereços
Central de Atendimento
Principais Imagens de video e Acidentes abordados no treinamento de Eletricidade.
Acima de tudo está a lei, por esta razão a base é a Norma NR-10, que foi criada no ano de 1978 tendo sua última atualização em 2010 justamente porque estava acontecendo muitos acidentes em eletricidade. Portanto dentro dela foi criada a obrigatoriedade do curso de SEP que está em seu Anexo II.
A principio o que direcionava os trabalhos em eletricidade eram as NBRs que foi criada em 1940 por grupos de notáveis de vários segmentos sendo reconhecida como entidade de utilidade pública em 1962 por meio da Lei 4150. Sendo assim, a principal NBR que direcionava o setor de eletricidade era a NBR 5410 que foi criada em 1941, contudo ela não tratava de maneira profunda a segurança na atividade de segurança em instalações elétrica. Por fim teve-se a necessidade de ser criada a SEP.
Primordialmente o Treinamento de eletricidade está dividido em vários tópicos conforme descrito abaixo:
1 – Organização do Sistema Elétrico de Potencia – SEP.
2 – Organização do trabalho:
a) programação e planejamento dos serviços;
b) trabalho em equipe;
c) prontuário e cadastro das instalações;
d) métodos de trabalho; e
e) comunicação.
3. Aspectos comportamentais.
4. Condições impeditivas para serviços.
5. Riscos típicos no SEP e sua prevenção (*):
a) proximidade e contatos com partes energizadas;
b) indução;
c) descargas atmosféricas;
d) estática;
e) campos elétricos e magnéticos;
f) comunicação e identificação; e
g) trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais.
6. Técnicas de análise de Risco no S E P (*)
7. Procedimentos de trabalho – análise e discussão. (*)
8. Técnicas de trabalho sob tensão: (*)
a) em linha viva;
b) ao potencial;
c) em áreas internas;
d) trabalho a distância;
d) trabalhos noturnos; e
e) ambientes subterrâneos.
9. Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios) (*).
10. Sistemas de proteção coletiva (*).
11. Equipamentos de proteção individual (*).
12. Posturas e vestuários de trabalho (*).
13. Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos(*).
14. Sinalização e isolamento de áreas de trabalho(*).
Agora vamos citar os principais equipamentos de proteção individual e coletiva de Eletricidade e dispositivos de segurança. A Primeira vista são eles o Cinto de Segurança do Trabalho com Talabarte duplo, a Bota, o Capacete, a Luva, o óculos, a Perneira. Além disso temos também os Uniformes e o Mosquetão. Finalmente podemos considerar as Gaiolas em Escadas Marinheiros, o Guarda Corpo, os Trava-quedas, as Rondanas, o Ascensor e o Descensor.
Sob o mesmo ponto de vista vamos citar as normas regulamentadoras que abordam os trabalhos com eletricidade que são muitas. Contudo citaremos as principais. A principio são elas a NR-1 que são as disposições gerais, a NR-6 – que aborda a respeito do EPI e EPC, a NR-7 que é a do PCMSO, a NR-9 que é a do PPRA e a NR-10.
Nesse ínterim vamos falar dos trabalhos em Eletricidade. A primeira vista eles são em Escadas, em Telhados; em Balancinhos, com Cadeirinhas, em Plataformas aérea, em Armazém. Além disso temos os serviços em Galpão, com Corte de Árvores, os de Telecom e com Elétrica.
Assim também as Operações que são efetuadas em Espaços Confinados, os Trabalhos em Poços, em Tanques, em Caixa Água, em Cisterna, em Andaimes, em Cordas, em Pinturas e em Alvenaria.
Agora iremos citar os riscos de trabalhos com eletricidade que são:
Assim também falarei das doenças ocupacionais que são o câncer de Pele, a DORT / LER; a asma Ocupacional e a Silicose.
Desde já abordaremos a NBR 14628 que regulamenta os Trava Queda, a 16325 que fala da Linha de Vida, a 14718 que aborda o Guarda Corpo e a 6494 que é a de segurança em andaimes .
Além disso temos a A 15386 que trata dos requisitos do cinto de segurança do Trabalho tipo paraquedista e a NBR11612 é a das Perneiras. Logo depois temos a 15986 especifica a respeito das cordas, temos a 8221 que fala dos capacetes, a 20345 que é a dos calçados de segurança do trabalho e a 13712 fala das luvas de Proteção.
Assim também a Norma 16360 que trata dos óculos de segurança, enquanto a 16776 regulamenta as Plataformas de Trabalho Aéreo e a 15708 fala das escadas marinheiros.
Após a realização do Curso de SEP o Aluno recebe o Certificado sem nenhum tipo de Burocracia e também pode solicitar a confecção da Carteirinha que será adicionado um valor a mais de R$ 30,00 e logo que for feita será entregue.
Atualmente a maior parte das coberturas de telhas estão em desacordo com a segurança do trabalho. Então esta é a razão de que grande parte destes não terem a linha de vida, o guarda corpo e os meios de Acessos.
Nesse sentido a Linha de Vida deveria ser obrigatória para todos os telhados. Desde que ela seja projetada por engenheiro civil ou mecânico e já deve está dentro do projeto de execução. Seja como for a lei deve multar a todas as construções que fazem os telhados sem projetarem a segurança dos colaboradores que farão a manutenção.
Além disso o Guarda Corpo é o Equipamento de Proteção Coletiva que impede a queda das pessoas. Todavia se observarmos na maioria dos telhados ele não está presente o que aumenta em muito o número de Acidentes.
Por último os meios de acesso seria uma escada com via para os telhados ou ancoragens para uma escada extensivel. Contudo ela deve ser amarrada para os trabalhadores chegarem até os telhados.
Primeiramente é bom esclarecer as dúvidas de Muitos de nossos alunos que ligam e nos perguntam, o Curso é Reconhecido pelo MEC ? A resposta a esse questionamento é simples o Ministério da Educação só credencia escolas técnicas, Instituição de Formação de Ensino Médio e Fundamental e Cursos Superiores. Nesse interím fica no ar a seguinte questão a ser resolvida, como é o Reconhecimento do Curso de NR-10 ? Finalmente o esclarecimento está no Decreto Presidencial N° 5.154 que foi Sancionado no dia 23 de Julho de 2004 que dá a garantia de legalidade a todos os cursos de aperfeiçoamento profissional como cursos livres.
Agora tem uma outra dúvida de Muitos alunos que ligam e questionam da seguinte maneira, o Curso é Reconhecido pelo CREA ? A resposta é o CREA é conselho de Credenciamento profissional de Engenheiros e Arquitetos e ele não credencia instituição de Ensino. No entanto temos a ART expedida por Engenheiro de Segurança do Trabalho que foi feita pelo CREA.
Sob o mesmo ponto de Vista existe outra dúvida frequente que é a respeito do Ministério do Trabalho. Atualmente o Ministério do Trabalho e Emprego que hoje está alocado com o Ministério da Economia tem por finalidade fiscalizar as empresas e não reconhecer cursos. No entanto o treinamento de eletricidade deve seguir os critérios das normas regulamentadoras que foi criada pela tripartite, que é a Junção do MTE, dos Trabalhadores e das Empresas.
É sempre válido lembrar que operamos nos 27 Estados do Brasil e nas Principais capitai como Acre, ( Cidade de Alagoas, Alagoas ( Maceió ), Amapá, Amazonas ( Manaus), Bahia ( Salvador ), Ceará ( Fortaleza ), Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais ( Belo Horizonte), Pará ( Belém ), Paraiba ( João Pessoa ), Paraná ( Curitiba ), Pernambuco ( Recife ) Piaui ( Teresina ), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina ( Florianópolis ), Sergipe ( Aracaju ), Tocantins
Enfim, caso queira saber os nossos endereços é só clicar aqui.