O CURSO DE NR-13 NÃO É UMA OPÇÃO

Não faça parte do Grupo de Colaboradores que irão se acidentar mas seja aqueles que irá representar a Segurança do Trabalho.

Em primeiro lugar o Curso de NR-13 é obrigatório para todas as empresas que tem funcionários registrado em carteira e ele tem a validade de 2 Anos. No entanto se houver  acidente dentro da empresa  ele deverá ser feito novamente.

Nesse sentido o objetivo principal do curso de NR-13  é eliminar em até 100% o número de acidentes através de Procedimentos de Segurança do Trabalho e Medidas de Controle.

Logo o Público Alvo são todas as empresas que atuam no Setor de Serviços, Manutenção onde seus colaboradores atuam com Vaso Sob Pressão e Caldeiras.

O que você vai encontrar neste artigo

Entendendo o Curso de NR-13

A Norma NR-13

O Conteúdo Programático do Curso

Modelo de Certificado

EPI´S e EPC´S falados no Treinamento

NR-S Faladas no Curso 

Os Tipos de Serviços que Comentamos no Curso de Cipa – NR-13

Os riscos citados no Curso de NR-13

As doenças citadas no Curso de NR-13

Os Benefícios ao Fazer o Curso de NR-13

O que o MEC fala do Curso de Cipa – NR-5

Principais Questões a respeito do CREA – Conselho de Engenharia e Arquitetura

MTE – Ministério do Trabalho em Emprego

Onde Fazer o Curso de Curso de NR-13

Nossos Endereços

Central de Atendimento

A Norma do Curso de NR-13

Acima de tudo está a lei, por esta razão a base da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes teve sua origem no artigo 82 do Decreto de Lei 7.036 de 10 de Novembro de 1944.
Logo em seguida veio as disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 que regulamentou as NR´S Normas Regulamentadoras e dentro delas estão a NR-13.
Portanto dentro da NR-13 foi criada a obrigatoriedade do curso anual.
Finalmente temos um avanço na segurança do trabalho onde todos os colaboradores podem opinar dentro da empresa.

O Conteúdo Programático do Curso de NR-13

Primordialmente o treinamento está dividido em 8 tópicos conforme descrito abaixo:

  •  

Modelo de Certificado do Curso de NR-13

EPI´S e EPC abordados no Curso de NR-13

Agora vamos citar os principais equipamentos de proteção individual e coletiva de Altura e dispositivos de segurança. A Primeira vista são eles o Cinto de Segurança do Trabalho com Talabarte duplo, a Bota, o Capacete, a Luva, o óculos, a Perneira. Além disso temos também os Uniformes e o Mosquetão.  Finalmente podemos considerar as Gaiolas em Escadas Marinheiros, o Guarda Corpo, os Trava-quedas, as Rondanas, o Ascensor e o Descensor.

NR´S faladas no Curso de NR-13

Sob o mesmo ponto de vista vamos citar as normas regulamentadoras que falam dos mais diversos tipo de serviços. Contudo citaremos as principais. A principio são elas a  NR-1 que são as disposições gerais, a NR-6 – que aborda a respeito do  EPI e EPC, a NR-7  que é a do  PCMSO, a NR-9  que é a do PPRA e a NR-10.

Tipo de Serviços que comentamos no Curso de NR-13

Nesse ínterim vamos falar dos mais diversos tipos de trabalho com riscos graves de acidentes.  A primeira vista eles são os Trabalhos realizados em Caldeiras que provocam muitos acidentes que acontecem em indústrias, fábricas, setores rurais entre outros.

Assim também as Operações que são efetuadas em Vasos sob pressão que acontecem em grande parte dos segmentos industriais.

Os riscos citados no curso de NR-13

Agora iremos citar os principais  riscos citados no curso da CIPA:

  • As Queimaduras;
  • Os Choque Elétrico;  A NR-10 aborda de maneira específica do Choque elétrico
  • A Distração.
  • O Químico;
  • O Físico;
  • O Biológico;
  • O de Acidentes;
  • O  Mecânico;
  • O Ergonômico

As Doenças Citadas no Curso de NR-13

Assim também falarei das doenças ocupacionais que são o câncer de Pele, a DORT / LER; a asma Ocupacional e a Silicose.

Benefícios ao Fazer o Curso de NR-13

Após a realização do Curso de NR-13  o Aluno recebe o Certificado sem nenhuma Burocracia e também pode solicitar a confecção da Carteirinha que será adicionado um valor a mais de R$ 30,00 e logo que for feita será entregue.

O que o MEC fala do Curso de NR-13

Primeiramente é bom esclarecer as dúvidas de Muitos de nossos alunos que ligam e nos perguntam, o Curso é Reconhecido pelo MEC ? A resposta a esse questionamento é simples o Ministério da Educação só credencia escolas técnicas, Instituição de Formação de Ensino Médio e Fundamental e Cursos Superiores. Nesse interím fica no ar a seguinte questão a ser resolvida, como é o Reconhecimento  do Curso de NR-13 ? Finalmente  o esclarecimento está no Decreto Presidencial N° 5.154 que foi Sancionado no dia 23 de Julho de 2004 que dá a garantia de legalidade a todos os cursos de aperfeiçoamento profissional como cursos livres.

O CREA, Qual a sua importância

Agora tem uma outra dúvida de Muitos  alunos que ligam e questionam da seguinte maneira, o Curso é Reconhecido pelo CREA ? A resposta  é o CREA é conselho de Credenciamento profissional de Engenheiros e Arquitetos e ele não credencia instituição de Ensino. No entanto temos a ART expedida por Engenheiro de Segurança do Trabalho que foi feita pelo CREA.

MTE - Ministério do Trabalho e Emprego

Sob o mesmo ponto de Vista existe  outra dúvida frequente que é o MTE se reconhece o Curso de NR-13 da JB. O Ministério do Trabalho e Emprego que hoje está alocado com o Ministério da Economia tem por finalidade fiscalizar as empresas e não reconhecer cursos. No entanto o treinamentos de altura deve seguir os critérios das normas regulamentadoras que foi criada pela tripartite, que é a Junção do MTE, Trabalhadores e Empresas.

Nossos Endereços

É sempre válido lembrar que operamos nos 27 Estados do Brasil e nas Principais capitai como Acre, ( Cidade de Alagoas, Alagoas ( Maceió ), Amapá, Amazonas ( Manaus), Bahia ( Salvador ), Ceará ( Fortaleza ), Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais ( Belo Horizonte), Pará ( Belém ), Paraiba ( João Pessoa ), Paraná ( Curitiba ), Pernambuco ( Recife ) Piaui ( Teresina ), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  Rondônia, Roraima, Santa Catarina ( Florianópolis ), Sergipe ( Aracaju ), Tocantins

Enfim,  caso queira saber os nossos endereços é só clicar aqui.

Contato envie

Em que podemos ajudar?

(11) 2694-2399

(21) 2509-4225